Jurados 2014

jurado2

 TOSHIE KOBAYASHI

É formada pela Escola Municipal de Bailados de São Paulo, onde também atuou como professora. Kobayashi é reconhecida como um dos maiores e mais respeitados nomes da dança clássica brasileira, e é admirada por sua seriedade, competência e dedicação ao balé, principalmente como mestra. Toshie percorre o Brasil atuando como coreógrafa, professora, jurada e palestrante junto a escolas, workshops e festivais de dança de nível nacional e internacional.

No Festival de Dança de Joinville, por exemplo, soma treze anos como jurada e vinte um como professora convidada.


jurado2

MARCIO RONGETTI

Ministrou aulas no Cisne Negro Cia de Dança, Ismael Guiser, Cia Paulista de Dança, Ballet Stagium, Victor Navarro Cia de Dança, Ballet Ana Marelas – Barcelona, Dart Cia de Danza, Ballet Theatre Principal de Thessalonique, Ballet de Alexandria – Grécia, Centro de dança Rio, Victor Navarro Cia de Dança, Ballet da Cidade de Mataró – Espanha, Festival do Imperador Constantino – Grécia, Unesco, Studio 3 – Rio, Ballet Lina Penteado, Débora Colker Cia de Dança, Raça Cia de Dança de São Paulo e Cisne Negro Cia de Dança.

Atuou como professor e assistente de coreografia de Victor Navarro no Cisne Negro Cia de Dança e no Ballet Nacional de Lisboa em Portugal e do musical Sweet Charity, com Cláudia Raia. Trabalhou por 13 anos na Europa dançando em diversas óperas, entre elas ao lado de Montserrt Caballet. Atualmente ministra aulas particulares para Claudia Raia e é jurado em importantes Festivais do Brasil.


jurado-3

EDY WILSON

Formado em Educação Física, Edy Wilson é coreógrafo e professor de jazz dance e  modern jazz. Atualmente dá aulas de jazz no Estúdio Anacã.

Ao lado de Roseli Rodrigues, desde 1996, atuou na Raça Cia. de Dança de São Paulo e no Grupo Raça Centro de Artes. Lá exerceu os cargos de bailarino, professor, diretor e coreógrafo.

Participou de montagens para o Teatro Musical, destacando ‘Godspell’ e ‘Vitor ou Vitória’ e de vários shows dos cantores Zezé Di Camargo & Luciano, Chitãozinho e Xororó, Pedro & Thiago, Wanessa Camargo e dos desfiles da Rede Jacques Janine na Hair Brasil. Além de coreógrafo, atua como jurado convidado em grandes festivais e instituições de dança no Brasil e América Latina.


jurado-4

IRINA SAZONOVA

Ex-Bailarina e uma das atuais representantes do Ballet Russo no Brasil. Formada pela Escola de Ballet Statal de Perm e Direção Teatral pela Faculdade Ekaterinburg StateTheatre Institute na Russia. Foi Primeira Bailarina do Teatro Acadêmico de Ópera e Ballet do Estado de Ekaterinburg e do Teatro Musical de drama e Ballet Sorgut. Professora no Brasil, desde o ano de 2011, do Curso de férias de Ballet Russo na Escola de Ballet Aracy de Almeida, é preparadora técnica e física de bailarinos, além de Critica de Teatro. Tem como característica, extrair do bailarino(a) a expressão dramática exigida nos grandes clássicos do ballet. Como bailarina e professora, Irina foi responsável pelo desenvolvimento do plano de formação da Escola de Dança Sergei Diaghilev, na Russia.


jurado-5

EDSON SANTOS

Professor em Dança Contemporânea e Jazz Dance, diretor e coreógrafo residente da Cia Independente de Dança de São Paulo.

Seu aprendizado se fez com grandes nomes do cenário nacional e internacional da dança, como Jo Jo Smith, Redha Benteifour, Roseli Rodrigues, Jorge Peña, Miguel Trezza, Ivonice Satie, entre outros. Por treze anos, foi bailarino, ensaiador e assistente de coreografia da Raça Cia. de Dança de SP, sob direção da coreógrafa Roseli Rodrigues. Foi também professor e coordenador do Departamento de Dança do Grupo Raça Centro de Artes e ainda em outras conceituadas escolas de dança de São Paulo. Como coreógrafo, conquistou vários prêmios nos maiores Festivais de Dança do país, além de seis importantes prêmios no Gran Latino de La Danza, realizado em Córdoba, Argentina.


jurado-6

LUCAS MARTINELLI

Formado em Artes Visuais pelo colégio Divino Salvador. Cursou a faculdade de Dança na Universidade Anhembi Morumbi. Fez parte da turma do Curso Intensivo de Dança Contemporânea junto à São Paulo Cia. de Dança, além de cursos e workshop com grandes nomes da dança nacional.

Ex- Integrante da Anacã Cia. Dança e Raça Cia. de Dança de São Paulo. Já foi classificado entre os “ Top 12” do Younth American Grand Prix de Nova York.